Investigadores norte-americanos descobriram que um novo vírus semelhante ao HIV passou de macacos para seres humanos em África. Elementos de comunidades de pigmeus nos Camarões ficaram contagiados, presumivelmente depois de terem comido carne de animais selvagens, sobretudo macacos.
O novo retrovírus foi descrito por investigadores da Universidade de Johns Hopkins, e traz à memória a forma como as duas primeiras versões do vírus da SIDA se desenvolveram nos seres humanos. Tanto o HIV-1 como o HIV-2 já existiam em macacos, sendo extremamente comuns nestes animais. No entanto, depois de um período de incubação no organismo de seres humanos chegaram ao seu formato actual, sendo mortais.
O vírus, denominado pelos cientistas Symian Foamy Virus – Vírus Símio Espumoso – terá chegado ao organismo dos pigmeus através do sangue dos macacos de que se alimentavam.
Pois bem, já não é a primeira vez que uma situação destas se passa, vamos lá ver se desta vez vamos a tempo de controlar este vírus.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
É obvio que o vírus da sida, para se propagar na nossa espécie já há tanto tempo, certamente que já teria “visitado” os nossos antepassados. Este vírus é certamente um vírus implacável, que perdurará para sempre, a não ser que uma simples mutação (como aquela que deu origem à vida terrestre) altere todo este infeliz processo.
Infelizmente deparamo-nos diariamente com novos vírus, de facto esperamos que este vírus não se torne idêntico ao HIV, pois seria muito mau para a espécie humana.
como se já nao bastasse um, agora existem dois!!!
como se já nao bastasse um, agora existem dois!!!
como se já nao bastasse um, agora existem dois!!!
como se já nao bastasse um, agora existem dois!!!
Enviar um comentário