terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um em cada 4 mamíferos e uma em cada 8 aves em risco

Um em cada quatro mamíferos, uma em cada oito aves, um terço dos anfíbios e 70% das plantas avaliadas na Lista Vermelha da União Mundial para a Conservação da Natureza (UICN) estão em risco.

A lista de espécies ameaçadas - um barómetro que reflecte os efeitos da destruição de habitats ou da poluição, nomeadamente, nos animais e plantas do planeta - inclui já 41.415 espécies, revelou hoje a UICN em comunicado divulgado.

Este ano a Lista Vermelha contabiliza, entre as espécies ameçadas, 16.306 em risco de extinção, mais 188 espécies do que na Lista de 2006.

Ao todo a Lista Vermelha regista 12.043 plantas, das quais 8.447 consideradas espécies ameaçadas, com destaque para a Begonia eiromischa, uma planta da Malásia, a única espécie declarada extinta este ano.

Fonte: www.diariodigital.pt

Pois bem, cada vez mais se vê que pelo andar da carruagem as coisas andam a ficar perigosas, e todos nós temos de fazer algo para salvar o mundo tal como o conhecemos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Síndrome do X Frágil

Síndrome do X Frágil (também conhecida como Síndrome de Martin & Bell) é a causa hereditária mais comum de atraso mental, e é também a causa conhecida mais comum do autismo.

É uma doença genética causada pela mutação do gene FMR1 (Estudos demostram que o gene FMR1 esta ligado a formação dos dendritos nos neurónios) no cromossoma X.

Em pessoas com o síndrome do X frágil, o alelo FMR1 tem mais de 230 repetições deste codão. Uma expansão desta magnitude resulta na metilação dessa porção do DNA, silenciando eficazmente a expressão da proteína FMR1. A metilação do locus FMR1, situado na banda cromossómica Xq27.3, resulta numa constrição e fragilidade do cromossoma X nesse ponto, um fenómeno que deu o nome ao síndrome.

Sintomas:
•Atraso mental moderado a profundo
•Alterações comportamentais
•Face longa com fronte e mandíbula proeminentes
•Orelhas grandes e salientes
•Macroorquidia (puberdade)
•Pálato ogival ("céu da boca”) muito alto.

18ª Aula Prática

Neste dia a aula prática existiu, mas apenas a nível de sumário, porque devido ao torneio escolar de voleibol a aula sofreu uma espécie de "boicote".

15ª Aula Prática

Aula decorrida a 16 de Janeiro

Esta aula foi dedicada ao projecto "Xiphophorus maculatus".Esta aula serviu, essencialmente, para organizar o projecto, que será desenvolvido ao longo do ano lectivo.
Ainda não ficou tudo "arrumado", porque como existem muitas trocas de ideias entre os membros do grupo as coisas demoram sempre um pouco.

Foi uma aula interessante, e quem diria que um peixinho tão pequeno e que eu nunca tinha ouvido falar tinha tantas características para estudar. É por isso que nem tudo é tão simples quanto parece.

14ª Aula Prática

Aula decorrida no dia 9 de Janeiro

Inicialmente houve uma apresentação de diversas doenças por parte do professor que depois foram escolhifas. No meu caso deixei a decisão para o professor e "fiquei" com o Síndrome do X Frágil.
Na segunda parte da aula, foi-nos proposta uma nova actividade prática a realizar ao longo do ano. Essa actividade tem como objectivo o estudo da espécie Xiphophorus maculatus com vista a determinar como se transmite uma característica, à nossa escolha, bem como saber se essa mesmo característica e dominante ou recessiva, elaborando para isso um relatório experimental.

Foi uma aula interessante, na qual nos foram dados a conhecer dois futuros projectos que certamente que me vão enriquecer a nível mental mas também a nível pessoal.