quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Portugueses descobrem gene implicado no atraso mental masculino

Uma equipa de cientistas de cinco países europeus, entre eles Portugal, descobriu e caracterizou um novo gene implicado no atraso mental masculino, que representa cerca de 25% de todos os casos de atraso mental hereditário. O estudo, publicado na revista Nature Genetics, representa uma importante contribuição para o conhecimento da hereditariedade do atraso mental nos homens.

Partindo da observação de um indivíduo português com atraso mental, a descoberta foi possibilitada pelo facto de o doente português ser portador de um «rearranjo entre o cromossoma X e o cromossoma 21», explica um documento do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, uma das entidades envolvidas no projecto.

Os investigadores portugueses envolvidos na pesquisa (Dezso David e Guida Boavida) trabalham no Centro de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. A equipa europeia responsável por esta descoberta foi liderada por Andreas Gal do Instituto de Genética Humana da Universidade de Hamburgo e incluía também cientistas de outras importantes instituições de investigação biomédica como o Instituto Max Planck de Genética Molecular (Berlim) ou o INSERM (Paris).

1 comentário:

RubenGonçalves disse...

Uma noticia interessante, que pode contribuir para resolver casos médicos. É também bom saber que se encontram cientistas portugueses envolvidos nesta descoberta, afinal é sabido que Portugal tem bons investigadores na área da biologia.
Penso que esta descoberta poderá ajudar individuos masculinos que sofram de atraso mental.